PUBLICIDADE
Notícias

Procuradoria denuncia �mensalão� em Furnas

10:15 | 01/08/2012
O Ministério Público Federal denunciou a existência de um esquema de desvio de recursos na estatal Furnas Centrais Elétricas para "financiamentos ilegais de campanhas políticas" e "enriquecimento ilícito de agentes públicos, políticos, empresários e lobistas".

A denúncia foi revelada ontem pelo jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. A acusação formal, que faz referência à chamada "lista de Furnas" - relação de supostos repasses de recursos, pela estatal, a mais de uma centena de políticos e cuja autenticidade foi contestada -, foi apresentada pela procuradora Andréa Bayão à 2ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro em 25 de janeiro passado.

A procuradora afirmou que o caso "reproduz o esquema nacional que ficou conhecido como mensalão". O ex-deputado Roberto Jefferson, réu no processo que o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar amanhã, foi denunciado por lavagem de dinheiro.

Além de Jefferson, foram acusados - por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro - o ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo, o lobista Nilton Monteiro e outras oito pessoas, incluindo funcionários da estatal e representantes da Toshiba do Brasil e JP Engenharia que, segundo o MPF, ajudaram a financiar o esquema para obter contratos superfaturados.

O MPF diz que a denúncia é resultado do "desdobramento, no âmbito de Furnas", das "condutas criminosas de loteamento político" no governo federal, que proporcionaram "desvio e má aplicação de recursos públicos com o objetivo de financiar campanhas milionárias".

O juiz Roberto Dantes de Paula, da Justiça Federal no Rio, declinou da competência para julgar o caso e a denúncia será analisada pela Justiça estadual. O procedimento está sob sigilo.

O advogado de Jefferson, Francisco Corrêa Barbosa, disse ontem que ele confirmou em depoimento na PF ter recebido R$ 75 mil das mãos de Toledo. O Estado não conseguiu contato com os outros denunciados ou seus advogados e as empresas citadas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

TAGS