PUBLICIDADE
Notícias

Por divergências sobre regras e local, quatro candidatos não irão ao debate com sindicatos

11:02 | 14/08/2012

Os candidatos a prefeito de Fortaleza Elmano de Freitas (PT), Roberto Cláudio (PSB), Marcos Cals (PSDB) e professor Valdeci Cunha (PRTB) não participarão do debate desta tarde com entidades que representam servidores públicos. Não houve acordo sobre as regras e o local. Além disso, há reclamações de que o debate não foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Eles nem chegaram a assinar as regras. Houve reclamações de que o debate não foi democrático.

Os candidatos reclamaram da regra que permite manifestações do público durante o debate, desde que sem vaias. As coordenações que discordaram do formato consideram que, assim, a plateia poderá gritar palavras de ordem e mesmo xingamentos contra os participantes.

Outra crítica e quanto à possibilidade de trechos editados serem exibidos no Youtube.

Além disso, as coordenações reclamam que o local, no prédio da Associação Cearense de Imprensa (ACI), é de difícil acesso.

A candidatura de Elmano informou que só participará dos debates registrados no TRE-CE.

A campanha de Roberto Cláudio reforçou que as regras não garantiam que o candidato poderia se colocar de forma adequada. Além disso, o local não garantiria a segurança do candidato, nem da assessoria. E reforçou que o candidato queria ir, mas, diante das circunstâncias, foi desaconselhado pelos assessores.

Já a assessoria de Marcos Cals considerou que as regras não foram discutidas democraticamente.

A única das quatro candidaturas que não apresentou divergência quanto às regras como razão para a ausência foi a de Valdeci Cunha. Segundo sua assessoria, o problema foi incompatibilidade de horário. No momento do debate, sua agenda prevê a gravação do horário eleitoral.

 

Política

Houve ainda certo constrangimento político. Na reunião que discutiu as regras – sem chegar a acordo – os coordenadores de campanha ficaram incomodados com alguns dos organizadores que usavam botom de candidatos. Um deles era candidato a vereador pelo PSTU.

O debate será às 15 horas e poderá ser acompanhado pela Internet, no site www.sindifiscoceara.org.br

 

 

Redação O POVO Online

TAGS