PUBLICIDADE
Notícias

Ordem de serviço para lote 5 da transposição do Rio São Francisco é assinada

O novo trecho está localizado entre os municípios de Mauriti, Jati e Brejo Santo, e constitui também a primeira etapa do Cinturão das Águas do Ceará (CAC)

17:15 | 31/08/2012
NULL
NULL
Foi assinada nesta sexta-feira (31) a ordem de serviço para o início das obras do lote 5 da transposição do Rio São Francisco. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição e contou com a participação do governador Cid Gomes (PSB) e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. "Esse é um momento histórico para o Nordeste. Com essa etapa, a Transposição do Rio São Francisco, no Ceará, fica viabilizada", comemorou o governador. O trecho está localizado entre os municípios de Mauriti, Jati e Brejo Santo, e constitui também a primeira etapa do Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

Segundo o governo, serão criados mais de mil empregos diretos, e o processo de seleção de mão de obra vai começar em setembro e priorizará os operários da região de Jati, Brejo Santo e Mauriti. "O início de construção desse lote nos dá a certeza de que iremos cumprir o prazo de terminar obras civis até o fim de 2014. E, o mais importante, iremos ofertar segurança hídrica para promover desenvolvimento, novos empregos e geração de renda no Estado", destacou o ministro Fernando Bezerra.

O novo trecho terá investimento de R$ 518 milhões do Governo Federal e vai permitir a construção de seis novos reservatórios e a ampliação do reservatório Atalho. "Registro aqui a gratidão do Estado ao Ministério da Integração por destravar obstáculos para a realização desse sonho secular", reconheceu Cid.

Na primeira das seis barragens, parte da água será destinada para o lado oeste do Ceará, através do Cinturão das Águas, suprindo a necessidade de água de toda a região metropolitana do Cariri. Serão 150 km de extensão nessa primeira etapa e será construído o canal mais largo de toda a estrutura. De acordo com o ministro, "nesta primeira etapa, que leva água de Jati até Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri, nós vamos investir algo em torno de R$ 1,3 bilhão".
Redação do O POVO Online
com informações da assessoria de impresa
do Governo do Estado

TAGS