PUBLICIDADE
Notícias

Leitura de relatório encerra 1º dia de julgamento

20:01 | 02/08/2012
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu na noite desta quinta a leitura do relatório do processo do mensalão e o presidente do Supremo, Ayres Britto, declarou encerrada a sessão desta quinta. Os trabalhos serão retomados nesta sexta.

O texto do relatório, de 122 páginas, é um resumo de toda a tramitação do caso nos últimos sete anos na Corte até o início do julgamento. No material, Barbosa faz uma descrição minuciosa do envolvimento dos 38 réus do processo, que foram divididos na acusação feita pelo Ministério Público Federal em núcleos político-partidário, publicitário e financeiro. A retomada do julgamento ocorrerá na sexta à tarde com a sustentação oral do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

O relator cita o fato apontado pelo MP segundo o qual, logo após a vitória eleitoral do PT em 2002, o núcleo político formado pelo ex-presidente do partido e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares e o ex-presidente petista José Genoino tiveram por objetivo principal garantir a continuidade do projeto de poder da agremiação partidária. Segundo o MP, isso ocorreria mediante a compra de apoio político dos outros partidos e do financiamento futuro e passado (pagamento de dívidas) de campanhas eleitorais.

Para atingir essa meta, o PT, segundo o Ministério Público, contou com o apoio do grupo comandado pelo publicitário Marcos Valério, do segundo núcleo. Ele e o núcleo financeiro, que contava com o suporte de representantes do Banco Rural, teriam usado recursos por meio de empréstimos supostamente fraudulentos para pagar o chamado mensalão.

No resumo, Barbosa lembrou que todos os réus pedem a absolvição. O relator mencionou o fato de que Delúbio Soares admitiu que o dinheiro que recebeu representava, na verdade, recursos não contabilizados pelo partido, o que levaria à confissão de crime eleitoral.

TAGS