PUBLICIDADE
Notícias

"Governo do Estado deve muito a Fortaleza", diz Luizianne sobre a saúde

A prefeita disse que nem a realização de partos está sendo proporcionada a pacientes do Interior

08:27 | 14/08/2012

A prefeita Luizianne Lins (PT) responsabilizou o Governo do Estado por agravar a situação da saúde em Fortaleza. Ao falar sobre os dois primeiros partos realizados no Hospital da Mulher, ela destacou que, em ambos os casos, as mães eram de outros municípios – uma de Cascavel, outra de Chorozinho. “O Estado está devendo muito à população de Fortaleza, porque nossa rede é sobrecarregada com pacientes do Interior do Estado”, disse, em entrevista ao telejornal Diário da Manhã, na TV Diário, nesta terça-feira, 14.

“É normal as mulheres parirem, terem seus filhos. Infelizmente, nem isso está sendo proporcionado às mulheres do Interior”, acrescentou Luizianne. Ela ressaltou que os pacientes de outros municípios sobrecarregam hospitais e postos de saúde da Capital. “Se nossa rede só atendesse a população de Fortaleza, a gente daria atenção muito maior”.

A prefeita confirmou ainda que a presidente Dilma Rousseff (PT) participará da inauguração do Hospital da Mulher. Só não está definido se a solenidade será na quarta-feira à tarde ou na quinta-feira de manhã. Nesse intervalo, a presidente deve participar da inauguração do Centro de Eventos, construído pelo mesmo Governo do Estado que Luizianne criticou.

As duas administrações eram aliadas até dois meses atrás. Na eleição para prefeito, contudo, o PSB do governador Cid Gomes lançou Roberto Cláudio como candidato. Já o PT apoia Elmano de Freitas.

Em julho, o próprio Elmano havia feito crítica semelhante. O próprio governador, que estava no Exterior, pediu à assessoria que respondesse. A nota dizia: "Com declarações como essas do candidato é que a gente vê que essa candidatura representa a continuidade de um projeto que está em curso em Fortaleza. O governo tem trabalhado incansavelvemente pelo desenvolvimento do sistema de saúde do Ceará", dizia.

Roberto Cláudio também rebateu a crítica e afirmou que, se o problema era esse, a Prefeitura deveria dirigir sua cobrança aos próprios municípios.

A prefeita disse que a inauguração do Hospital da Mulher é a realização de um grande sonho. “Só Deus sabe o quanto lutei para que esse hospital saísse”.

Redação O POVO Online

TAGS