PUBLICIDADE
Notícias

Serra quer apressar avaliação de projetos imobiliários

17:14 | 14/07/2012
O candidato do PSDB para a Prefeitura de São Paulo, José Serra, defendeu hoje a necessidade de agilizar os processos de análise e aprovação de empreendimentos imobiliários na cidade. "É uma questão crítica. As empresas de construção têm razão na maioria das vezes em que reclamam. Demora muito (aprovar projetos em São Paulo)", disse nesta tarde, após pedalar com ciclistas e eleitores na região de Itaquera, zona leste da capital paulista.

Nos primeiros cinco meses do ano, o número de novos empreendimentos imobiliários lançados na capital paulista caiu 31% em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda está relacionada a um recuo na demanda, aos processos de reestruturação interna pelas quais estão passando as grandes incorporadoras, além da maior dificuldade para aprovação de projetos em São Paulo.

A cidade também está em meio numa crise provocada pelas investigações sobre supostos pagamentos de propina a agentes municipais, como do Departamento de Aprovação de Edificações (Aprov), além de estabelecimentos comerciais sendo alvo de multas e cassação de alvarás.

"A atual prefeitura está trabalhando para apressar (avaliação dos projetos). Vamos acelerar, inclusive, aproveitando os estudos já feitos", disse Serra. O candidato tucano defendeu a centralização dos processos de licenciamento e melhorias na metodologia de aprovação. "Entre outras coisas, é preciso ter um balcão único. Hoje, os processos vão para muitas secretarias."

Na sua avaliação, a centralização dos processos também ajudaria a combater a corrupção. "É preciso eliminar gargalos", disse, defendendo aumento da informatização dos processos e a responsabilização dos engenheiros pela assinatura de alvarás.

TAGS