PUBLICIDADE
Notícias

Força de Moroni se concentra entre eleitores com nível fundamental

Confira os pontos fortes e fracos de cada candidato

10:22 | 31/07/2012

Os melhores índices de Moroni Torgan (DEM) se verificam entre os eleitores com menor escolaridade, segundo os números do Ibope. Ele alcança 38% no recorte até a 4ª série do ensino fundamental. E chega a 41% no segmento entre a 5ª e a 8ª série. É seu maior percentual entre todas as faixas de sexo, idade ou escolaridade. A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Verdes Mares. Os detalhes por segmentos foram divulgados nesta terça-feira pelo Diário do Nordeste.

No setor com ensino médio, Moroni cai um pouco e fica com 33%. E despenca entre aqueles com nível superior: 11%. Nesse segmento, o líder é Renato Roseno (Psol), seguido por Heitor Férrer (PDT).

Observados os segmentos, há algumas curiosidades. O ponto fraco de Inácio Arruda (PCdoB) são os eleitores mais velhos. Ele fica com 8% entre aqueles com 50 anos ou mais. Atrás de Moroni (29%), Heitor (13%) e Roberto Cláudio (12%) e rigorosamente empatado com Marcos Cals (PSDB). O candidato do PCdoB também se sai mal tanto entre os eleitores com menor escolaridade quanto entre aqueles que mais estudaram. Seja entre os que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental quanto entre os que têm nível universitário, ele fica com 13%.

O desempenho de Heitor, além do bom desempenho entre os mais escolarizados, destoa na faixa entre 30 e 39 anos, onde alcança apenas 6%.

Leia também: Exceção entre os candidatos, Moroni se sai melhor entre as mulheres

Renato Roseno, por sua vez, vai mal entre os eleitores mais velhos. Fica em 6% tanto no segmento entre 40 e 49 anos quanto no que tem 50 anos ou mais.

Na linha inversa, Roberto Cláudio (PSB) se sai melhor justamente entre os mais velhos. Ele alcança 15% entre eleitores com 50 anos ou mais.

Já para Marcos Cals (PSDB), o ponto fraco é o eleitorado entre 25 e 29 anos, que dá a ele percentual de 3%.

No caso de Elmano, o melhor resultado é entre os mais escolarizados. Entre eleitores distribuídos nas duas etapas do ensino fundamental, ele não passa de 1%. Mas alcança 6% no recorte tanto com ensino médio quanto com nível superior.

A pesquisa foi realizada nos últimos dias 27, 28 e 29, sexta, sábado e domingo. Foram ouvidos 602 eleitores e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no TRE-CE é CE-00006/2012.

Redação O POVO Online

TAGS