PUBLICIDADE
Notícias

Prefeitura rejeita ofício enviado pelo secretário de Cid que trata da construção de túneis

O documento oficializava o desejo do Governo do Estado de assumir a construção dos túneis da Avenida Expressa. A intervenção faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014. O secretário Geraldo Accioly explica que o assunto deve ser tratado entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins

10:07 | 01/06/2012

A Prefeitura de Fortaleza rejeitou ofício, enviado na última quinta-feira (31) pelo titular da Secretaria Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, que manifesta o interesse do Governo do Estado em assumir as obras de construção de túneis na Avenida Expressa. Segundo o responsável pela Coordenadoria de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de Fortaleza (Cooperii), Geraldo Accioly, o documento deve ser enviado pelo governador Cid Gomes (PSB) diretamente para a prefeita Luizianne Lins (PT). O secretário argumenta que, hierarquicamente, não tem condições de deliberar sobre o assunto.

"O Ferruccio realmente enviou um ofício, mas eu disse para ele que, protocolarmente, não tenho alçada para decidir isso. Secretário é subalterno da prefeita. Um assunto desse tipo tem que ser resolvido através de uma conversa direta entre o governador e a prefeita. Quem tem que analisar isso é a própria prefeita. Então eu espero que o governador chame a prefeita para uma reunião ou envie um ofício para ela", explicou Accioly em entrevista ao O POVO Online.

Sobre a entrevista coletiva prometida para a próxima segunda-feira (4) para tratar do tema, o secretário afirma que, provavelmente, ela será cancelada. Isso porque o pedido oficial do governador talvez não chegue hoje.

Mais uma vez questionado se o Governo do Estado estaria colocando em xeque a competência da Prefeitura para executar as obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, o titular da Cooperii afirmou que não iria emetir juízo de valor sobre o assunto. "Eu não vou contaminar a Copa com Política. Sou gestor e vou continuar gestor. Política é tratada nos fóruns da Política. Não vou misturar isso", respondeu.

O POVO Online procurou o secretário Ferruccio Feitosa para comentar a rejeição de seu ofício encaminhado para a Prefeitura. Entretanto, o secretário-executivo da Copa, Gabrielle Cavalcanti, explicou que Ferrúcio estava em visita às obras do Castelão e que não poderia se pronunciar no momento.

Cid preocupado com atraso
O governador Cid Gomes anunciou na noite da última quarta-feira (30) o desejo do Governo do Estado de assumir o comando das obras de mobilidade urbana - previstas para a Copa do Mundo - na Via Expressa. Com o afastamento da Construtora Delta das obras, Cid Gomes mostrou preocupação com o atraso na construção dos túneis. “Essa obra na Via Expressa é muito importante dentro do cronograma de execução do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que cabe o Governo do Estado construir. Vamos propor à Prefeitura (de Fortaleza), se for o caso, assumirmos esse compromisso”, disse.

De acordo com Cid Gomes, os túneis a serem executados na Via Expressa são previstos para os cruzamentos com as avenidas Santos Dumont, Padre Antônio Tomás e Alberto Sá.

O secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, reforçou que o compromisso do Governo do Estado com as obras de mobilidade urbana tem sido, com frequência, repassado para a Fifa. “Temos mostrado a execução de investimentos como a Linha Sul do Metrofor, duplicação de rodovias estaduais, que dão acesso a Fortaleza, e a construção de aeroportos regionais, como o de Aracati e Jericoacoara”, ressaltou.

da Redação do O POVO Online

TAGS