PUBLICIDADE
Notícias

Erundina teve votação maior em áreas ricas em 2010

20:58 | 14/06/2012
Futura candidata a vice-prefeita na chapa de Fernando Haddad, Luiza Erundina (PSB) teve, na última eleição, votação acima da média em áreas ricas de São Paulo - onde o PT costuma colher resultados ruins. O segundo melhor desempenho de Erundina como candidata a deputada federal, em 2010, foi registrado na zona eleitoral de Pinheiros - cujos eleitores têm a segunda maior renda média na capital.

A parlamentar do PSB, segunda mais votada na cidade, também se saiu bem no Jardim Paulista, bairro de elite, e em áreas de classe média das zonas oeste (Perdizes, Lapa), sul (Indianópolis, Vila Mariana, Saúde) e leste (Mooca, Tatuapé).

O mapa de votos de 2010 é praticamente uma antítese do registrado por ela em 1988, quando Erundina - então no PT - foi eleita prefeita de São Paulo graças à sua votação na periferia. Na época, Jardim Paulista, Perdizes, Mooca, Indianópolis, Vila Mariana estavam na lista das dez zonas eleitorais em que Erundina teve os menores porcentuais de votação. A então candidata petista teve sua melhor performance no extremo da zona leste - bairros em que, em 2010, alcançou índices menores do que sua média.

As eleições para prefeito e deputado são bastante distintas, mas a aproximação de Erundina com o eleitorado de classe média já podia ser percebida em 2004, quando ela voltou a disputar a prefeitura, então pelo PSB.

Já houve outros casos em que o padrão de votação foi similar em eleições para a Câmara dos Deputados e para a prefeitura. Em 2008, Paulo Maluf (PP) concorreu a deputado e teve votação acima da média em 28 zonas eleitorais da capital. Dois anos depois, quando se candidatou a prefeito, voltou a ter desempenho acima da média em 23 daquelas 28 zonas.

Reação

Apesar de Erundina ter melhor desempenho na classe média, a equipe do pré-candidato do PSDB, José Serra, avaliou nesta quinta que ela agregaria votos à candidatura de Haddad apenas na periferia, onde o PT já é forte. Um integrante da campanha declarou que se trata de "uma chapa do PT com o PT". Serra disse a seus colaboradores que a escolha da candidata a vice não deve influenciar a corrida eleitoral. A equipe tucana pretende comparar a gestão de Serra à frente da prefeitura com os governos petistas de Erundina e Marta Suplicy.

Com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o PSB fará nesta sexta o anúncio formal da sua entrada na aliança pró-Haddad. O PCdoB deve fazer o mesmo na próxima sexta-feira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS