PUBLICIDADE
Notícias

Diretor da ABC não aparece para depoimento sobre empréstimos consignados

Bruno Borges, diretor da ABC, enviou fax ao Ministério Público, que chegou pouco depois do horário marcado para a audiência, e comunicou que não poderia comparecer, por estar em São Paulo

10:43 | 05/06/2012

O empresário Bruno Barbosa Borges não compareceu, nesta manhã, à Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), para dar explicações sobre sua participação no sistema de empréstimos consignados dos servidores públicos estaduais. Borges é diretor da ABC, empresa contratada - e cujo contrato está em processo de rescisão - para gerir o limite de endividamento dos servidores. O depoimento de Bruno estava agendado para as 9 horas de hoje.

O promotor de Justiça Ricardo Rocha, que está à frente das investigações e iria ouvir as explicações de Bruno, informou que o empresário encontra-se em São Paulo. Em fax enviado à Procap pouco depois do horário marcado para o depoimento, Bruno comunicou sua ausência. O depoimento do empresário foi remarcado para a terça-feira da próxima semana, 12 de junho, também às 9 horas.

Nos últimos meses, a partir das denúncias do deputado estadual Heitor Férrer (PDT) sobre possíveis irregularidades no sistema de empréstimos consignados para os servidores públicos estaduais, foi identificado que Bruno possui ligações com o também empresário Luiz Antônio Ribeiro Valadares – conhecido como Zé do Gás -, que é genro do secretário chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho.

Os dois são proprietários da empresa Promus, que atua na captação de empréstimos consignados junto aos servidores do Governo do Estado. Segundo as denúncias de Férrer, a empresa teria exclusividade na operacionalização de empréstimos – o que está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual. A investigação suspeita ainda da possível aplicação de taxas de juros abusivas.

Pedro Alves

TAGS