PUBLICIDADE
Notícias

TCE mantém afastamento de Teodorico Menezes

O conselheiro não deve ser reintegrado ao órgão pelo menos até o fim das investigações

17:58 | 02/05/2012

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) vai manter o afastamento de Teodorico Menezes. A informação foi divulgada, nesta quarta, 2, pelo presidente do TCE, Valdomiro Távora.

Ao longo da manhã desta quinta,Távora ouviu informalmente os conselheiros do órgão. Por volta do meio-dia foi realizada uma reunião com a presença de todos os membros da corte, inclusive de Teodorico Menezes, em que ficou decidido que o afastamento do conselheiro está mantido até a conclusão das investigações que apuram o suposto envolvimento dele com um esquema de corrupção.

Segundo Távora, a Procuradoria dos Crimes contra Administração Pública (Procap) deve emitir um relatório sobre as investigações até sexta-feira. A Procap apontou irregularidades envolvendo Teodorico Menezes há nove meses.

Entenda

O conselheiro Teodorico Menezes foi afastado após suspeitas de desvio de verbas que deveriam ser usadas na construção de kits sanitários no interior do Estado. Os presidentes das associações comunitárias que receberam os recursos possuíam ligações próximas com o ex-presidente do TCE.

Na última quinta-feira, 26, o Ministério Público de Contas (MPC) entregou à presidência da Corte um requerimento para que o afastamento de Teodorico seja mantido até a conclusão da investigação da Corregedoria do TCE, que investiga o suposto envolvimento dele no escândalo dos banheiros.

Além disso, de acordo com o procurador-geral do MPC, Rholden Queiroz, foi o Pleno do TCE que decidiu pelo afastamento do ex-presidente da Corte e somente o Pleno poderia determinar seu retorno. Quando comunicou que retomaria suas atividades no Tribunal, Teodorico afirmou que foi ele quem pediu para sair. No entanto, Rholden explica que Teodorico não estava afastado por causa do seu pedido de afastamento.

Na última semana, o ex-presidente Teodorico Menezes reapareceu no TCE e solicitou um carro e sua sala de trabalho para retornar como conselheiro. A chegada de Menezes causou constrangimento entre os outros conselheiros.

Redação O POVO Online

TAGS