PUBLICIDADE
Notícias

Soninha gera polêmica ao comentar caos no metrô

17:26 | 16/05/2012
A colisão entre duas composições de trem na estação Carrão, linha 3-vermelha do metrô de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, causou a reação de políticos na rede de microblogs Twitter. A campeã em citações, a maioria com críticas, foi a pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, que gerou polêmica ao dizer que achava "#mtoloco" não estar notando nenhum caos, apesar de estar usando a rede de transportes. Segundo sua publicação, tudo estava "sussa" no momento.

"Metro caótico, é? Não fosse p TV e Tuíter, nem saberia. Peguei Linha Verde e Amarela sussa. #mtoloco.", publicou ela no Twitter. Seus comentários subiram ao topo do "trending topics", ferramenta que contabiliza o número de menções a um tema ou palavra. Os tópicos #mtoloco, #sussa, #calabocaSoninha e Soninha estiveram entre os dez mais comentados do dia ao mesmo tempo.

Em entrevista à Agência Estado, a ex-vereadora e pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo disse que toda essa repercussão se deve ao fato de que ela tem mais "detratores que simpatizantes" na rede social. "Trabalho no (governo do) Estado (que é tucano), critico muito o governo federal (petista). Isso faz de mim um alvo preferencial. Saio no Twitter falando. Isso faz de mim uma vidraça", afirmou Soninha.

Soninha atua na Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) e seu partido integra a base aliada do governo tucano de Geraldo Alckmin. Na campanha presidencial de 2010, ela integrou a equipe do tucano José Serra, atual pré-candidato do PSDB à Prefeitura. Ela afirma que quando escreve sobre transportes, "parece estar defendendo o governo do Estado. Mas, frisou: "Esta é uma percepção pré-concebida."

Segundo a pré-candidata do PPS, sua publicação no Twitter foi mal compreendida. "Quis dizer apenas que achava muito louco o fato de que de um lado do metrô está um caos e do outro não percebia nada", afirmou. "Sei que houve mal entendido. Tem gente que achou que eu estava dizendo que o caos era invenção. Estava espantada porque eu não estava sentindo nada."

Partidos

Alguns partidos políticos também manifestaram reações pelo Twitter. O PPS - partido de Soninha - também lamentou o incidente, dizendo: "Lamentável acidente do metrô em SP. Nossa solidariedade às 33 vítimas, fora centenas que passaram susto e milhares afetados pelo caos!" A própria Soninha retuitou a mensagem de seu partido.

O perfil do PSD de São Paulo, partido do prefeito Gilberto Kassab, publicou: "Acidente grave hoje no Metrô de SP. Solidariedade aos trabalhadores". Já lideranças do PT, como o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, falou do caos em São Paulo e do mote da campanha do pré-candidato petista, Fernando Haddad, que defende o combate ao apagão nos transportes, responsabilizando a gestão do PSDB.

O perfil dos deputados do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo no colocou um link no Twitter de um texto em solidariedade às vítimas do acidente e cobrando explicações do governo estadual, assinado pelo deputado Alencar Santana Braga. "Neste momento, os deputados petistas, junto às vítimas e toda a sociedade paulista, aguardam explicações do governo do Estado sobre as causas do acidente e quais as medidas a serem tomadas diante da tragédia, lamentavelmente anunciada diante das cerca de 100 falhas e panes, ocorridas apenas este ano", diz o texto.

A colisão entre os dois vagões ocorreu por volta das 9h50 na manhã de hoje e deixou 47 feridos. Segundo o Sindicato dos Metroviários, uma falha no sistema de freio automático da composição ocasionou o acidente. Às 14h, segundo informe da assessoria de imprensa do metrô, o serviço já estava normalizado. O próprio também utilizou sua página no Twitter para informar sobre no acidente e rotas alternativas para a população.

TAGS