PUBLICIDADE
Notícias

Luizianne diz que Lula prometeu acordo com PSB

Com a "bênção" de Lula, Luizianne deve se reunir no dia seguinte, segunda-feira, com o governador e com Falcão para discutir os termos da aliança entre PT e PSB

17:50 | 30/05/2012
Em encontro nesta terça com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e com o presidente nacional da legenda, deputado estadual Rui Falcão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o PSB do governador do Ceará Cid Gomes vai respeitar a escolha do pré-candidato petista à sua sucessão e que vai negociar a aliança entre os dois partidos. No próximo domingo, 300 delegados do partido vão definir o nome do PT para a disputa na capital cearense. Com a "bênção" de Lula, Luizianne deve se reunir no dia seguinte, segunda-feira, com o governador e com Falcão para discutir os termos da aliança entre PT e PSB. "Lula colocou que vai tentar ajudar na construção dessa aliança", revelou a prefeita, em entrevista à Agência Estado.

Irritada com a visita de Cid na última semana ao ex-presidente, Luizianne veio à São Paulo explicar como vem conduzindo o processo petista na capital cearense. "Achei muito ruim estar na liderança do processo e não ter conseguido falar com o presidente antes. O governador veio e falou primeiro. Daí eu reclamei e marcaram (o encontro com Lula)", contou Luizianne, que é presidente do PT estadual.

Lula disse à prefeita que Cid apresentou uma pesquisa de intenção de voto que não apontava claramente um candidato com mais chances de vencer o pleito e que gostaria de apoiar um candidato forte. "Ele disse a Lula que estava preocupado em ter um candidato competitivo", relatou. Em Fortaleza, o secretário municipal de Educação, Elmano Freitas, preferido de Luizianne, disputa a indicação dos delegados petistas com o escolhido de Cid, o secretário estadual das Cidades, Camilo Santana. Acrísio Sena, presidente da Câmara de Vereadores, deixou a disputa para apoiar Elmano. Além de Elmano e Camilo, continuam no páreo o deputado federal Artur Bruno e o vereador Guilherme Sampaio.

Segundo a prefeita, Lula demonstrou "respeito ao processo interno do PT" e não deu sinais de que a cúpula do partido pretende intervir na escolha dos delegados, mesmo com a queda de braço entre ela e o governador pela indicação do candidato petista. Na cúpula pessebista, o ex-governador Ciro Gomes se mostra engajado em tirar o grupo de Luizianne do comando da cidade e prega a candidatura própria do PSB. "Diferentemente de outros locais no Brasil, Fortaleza está tranquilo", contemporizou.

TAGS