PUBLICIDADE
Notícias

Deputados do Parlamento Juvenil Cearense tomam posse

O objetivo é aproximar a juventude da atividade política e fazer com que os jovens conheçam mais o trabalho dos deputados. Foram diplomados 92 alunos, sendo 46 deputados juniores e 46 deputados jovens

10:17 | 18/05/2012

A Assembleia Legislativa empossou, na noite da última quinta-feira (17), os deputados do Parlamento Juvenil Cearense 2012 que fazem parte do programa Protagonismo Infantojuvenil, lançado no dia 16. O objetivo é aproximar a juventude da atividade política e fazer com que os jovens conheçam mais o trabalho dos deputados. Foram diplomados 92 alunos, sendo 46 deputados juniores e 46 deputados jovens.

A deputada Bethrose (PRP) abriu a sessão de posse. Para ela, o programa é importante para que os jovens tenham consciência do trabalho dos parlamentares. “É uma forma desses adolescentes conhecerem de perto o ambiente político e seu funcionamento”, ressaltou.

SAIBA MAIS: Deputados por três dias, estudantes dão aula de cidadania

Segundo a deputada jovem Mara Mariah Araújo, de 16 anos e estudante do Colégio Monselhor Joviniano Barreto, é interessante a ideia de introduzir os jovens no Legislativo. “Estamos conhecendo um pouco do Parlamento e trazendo nossas ideias, pois quem está aqui dentro não sabe o que se passa na cabeça da juventude”, acrescentou.

Já a deputada Marina Saldanha, também de 16 anos e estudante do Colégio Batista, afirmou ser uma experiência enriquecedora. “Podemos experimentar a política e mudar um pouco nossa visão do Legislativo”, disse. O deputado júnior, João Marcos, de 13 anos e aluno da escola Ângela Costa Campos de Pacatuba, disse que é uma oportunidade de tornar os jovens mais conscientes de seu papel político. “Assim podemos ver se queremos seguir a carreira política”, afirmou.

Foram eleitos para a Mesa Diretora do Parlamento Jovem: Raul de Morais (presidente), Matheus de Castro (1º vice-presidente), Marina Saldanha (2º vice-presidente), Flávio Saraiva (1º secretário), Daiane Sousa (2º secretário), Mariah Araújo (3º secretário) e Mariane Braga (4º secretário).

Já a Mesa Diretora do Parlamento Júnior é composta por: Hericles Alves (presidente), Letícia Rufino (1º vice-presidente), Renato Queiroz (2º vice-presidente), Amanda Pereira (1º secretário), João Batista (2º secretário), Joshuan César (3º secretário), Ricardo de Souza (4º secretário).

Durante toda esta quinta-feira, os jovens deputados observaram as atividades da Casa e assistiram palestras sobre o funcionamento do Legislativo Estadual. Os assuntos abordados foram: processo legislativo; adequação financeira e orçamentária; proposições e sua tramitação; e redação legislativa. As atividades do programa Protagonismo Infantojuvenil se estendem até esta sexta-feira (18).

Nesta sexta-feira, os jovens participam de reuniões simuladas das comissões técnicas onde terão a oportunidade de elaborar e votar projetos, finalizando as atividades do programa com visita às instalações do Parlamento.

da agência Assembleia

TAGS