PUBLICIDADE
Notícias

Conselho de Ética decide abertura de processo contra Demóstenes

Em votação nominal, senadores definirão se será aberto processo contra Demóstenes, na manhã desta terça-feira

09:04 | 08/05/2012

O Conselho de Ética do Senado se reúne na manhã desta terça-feira, 8, para votar o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE), que pede abertura de processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O alvo da investigação seria o envolvimento do senador com Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, acusado de explorar jogos ilegais e fraudar licitações.

Em votação nominal, os 16 integrantes do colegiado anunciarão se apoiam ou não o relatório apresentado na última quinta-feira, 3, pelo relator sobre representação do Psol que acusa o parlamentar goiano de quebrar o decoro parlamentar por envolver-se com os negócios de Carlinhos Cachoeira. A reunião está marcada para 9h30min.

No relatório, Humberto Costa recomenda a admissibilidade da representação e aponta indícios de quebra de decoro parlamentar e de "práticas contrárias à ética" por parte de Demóstenes.

Confira aqui a íntegra do relatório

Humberto Costa sustenta que Demóstenes Torres tinha conhecimento das atividades ilícitas de Cachoeira e que "faltou com a verdade", em seu pronunciamento no dia 6 de março no Plenário, quando afirmou que somente possuía relações sociais com o empresário.

Além disso, de acordo com o relatório, Demóstenes teria recebido vantagem indevida ao aceitar do contraventor um aparelho Nextel, "cujo pretexto e finalidade são igualmente passíveis de questionamentos".

O relator também aponta indícios de que o senador goiano teria atuado, no exercício do seu mandato parlamentar, de forma a fazer prevalecer os interesses de Cachoeira no segmento de jogos de azar. Segundo Humberto Costa, "a afirmação de militância contrária à legalização dos jogos de azar se mostra uma inverdade, verificada no curso de sua atuação parlamentar".

Agência Senado

TAGS