PUBLICIDADE
Notícias

Apoiadores protagonizam eleição em SP

08:48 | 20/05/2012
Dois cabos eleitorais de estaturas políticas distintas estão prestes a entrar em cena na disputa pela Prefeitura de São Paulo. A 40 dias do início da campanha, o PT prepara terreno para o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Fernando Haddad, um candidato praticamente desconhecido. No campo do PSDB, José Serra pretende apresentar como trunfo projetos lançados pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas enfrentará o desafio de driblar o alto índice de rejeição de seu aliado.

Com Haddad congelado no patamar de 3% das intenções de voto, a cúpula da campanha petista depende de Lula para impulsioná-lo, com base em pesquisas que mostram que o ex-presidente pode mobilizar quase metade do eleitorado a favor de seu apadrinhado. Lula seria o principal cabo eleitoral petista em São Paulo, uma vez que a presidente Dilma Rousseff ainda hesita em fazer demonstrações significativas de apoio ao pré-candidato.

No PSDB, Serra levará ao palanque um cabo eleitoral que tem como trunfo uma carteira de projetos vultosos e um orçamento de R$ 38 bilhões, mas que é desaprovado por 58% dos paulistanos. Kassab ainda traz na bagagem o peso do escândalo que envolve um diretor da secretaria municipal de Habitação, suspeito de enriquecimento ilícito.

Em cena

Lula entrou em campo na última sexta-feira, após um longo período de convalescência do câncer. Sua entrada em cena expôs a dependência que o PT de São Paulo tem do ex-presidente e a transição de geração que o partido vive na capital, sem grandes líderes que possam suprir suas eventuais ausências.

Sete meses transcorridos desde o diagnóstico da doença, em que não pôde se dedicar 100% à campanha de seu apadrinhado, Lula retoma as atividades sem que nenhum líder tenha emergido durante o tratamento para tomar as rédeas da pré-campanha. O próprio Haddad, sem capital político próprio, não tomava decisões importantes, como a definição da coordenação de campanha, sem consultar seu mentor.

O PT espera que a volta do ex-presidente, liberado pelos médicos para agendas mais intensas, turbine a campanha de Haddad não apenas do ponto de vista midiático, atraindo a atenção do eleitorado, mas também sob o prisma das costuras políticas - fechando as alianças que darão sustentação à campanha petista e elevarão o tempo de TV e rádio do PT nas eleições.

"O Lula centripetou tanto o partido e sua liderança que ele desestimulou a formação de novas lideranças", diz José Álvaro Moysés, professor de Ciência Política da USP. "O outro lado é que o partido permitiu isso. Ele impôs a candidatura da Dilma, todo mundo aceitou. Com Haddad, a mesma coisa. Um partido que reage assim não tem como criar outras lideranças."

Carlos Melo, do Insper, vê na crise do mensalão uma parte importante da "lulodependência" petista. "Essa geração que hoje está com 60 anos ou mais foi atingida pelo mensalão. Depois do Lula, viriam José Dirceu e José Genoino. Você tem uma lacuna", diz. "Ninguém tem a dimensão do Lula e ninguém se mobiliza para ter."

Serra-Kassab

Pré-candidato apoiado pelo atual prefeito, Serra quer levar para a propaganda eleitoral obras e projetos inaugurados por Kassab - com destaque para aqueles iniciados nos 15 meses em que o tucano esteve à frente da Prefeitura.

A equipe de campanha ainda não definiu a estratégia para apresentar a relação entre Serra e Kassab na TV, mas descarta afastar as imagens dos dois. "O Kassab continuou a gestão do Serra e foi reeleito com esse peso", afirma um tucano.

Em atos de campanha, os petistas usam a expressão "Serra-Kassab" para tentar colar no pré-candidato a rejeição do prefeito. Os tucanos ensaiam uma resposta: indicam que, neste segundo mandato, Kassab trocou boa parte da equipe que Serra havia deixado na Prefeitura.

Apesar do alto índice de rejeição de Kassab, Serra ainda consegue conquistar apoio entre os críticos do prefeito. Pretendem votar em Serra 20% dos eleitores ouvidos pelo Ibope que avaliam a gestão de Kassab como ruim ou péssima. Entre os paulistanos que rejeitam o governador Geraldo Alckmin (PSDB), apenas 6% declaram apoio a Serra.

Kassab ainda enfrenta o noticiário negativo sobre a suspeita de enriquecimento ilícito de Hussain Aref Saab, que era responsável pela aprovação de empreendimentos imobiliários na Prefeitura. Os tucanos reagem e dizem que o prefeito afastou exemplarmente o funcionário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

TAGS