PUBLICIDADE
Notícias

Oposição critica Cid por ter dito que consignados é "assunto encerrado"

Em entrevista, Cid afirmou que não encontrou tráfico de influência na oferta de crédito intermediada pela empresa Administradora Brasileira de Crédito (ABC), que o assunto está encerrado e que o servidor não foi enganado

12:22 | 20/04/2012
Deputados da oposição criticaram duramente hoje as últimas declarações do governador Cid Gomes (PSB) sobre as denúncias contra os empréstimos consignados para servidores estaduais. Em entrevista, Cid afirmou que não encontrou tráfico de influência na oferta de crédito intermediada pela empresa Administradora Brasileira de Crédito (ABC), que o assunto está encerrado e que o servidor não foi enganado.

“O governador jamais poderia ter dito isso. É um verdadeiro descaso aos servidores, um desrespeito aos parlamentares desta Casa e à sociedade cearense. O senhor não imagina a dimensão e o desastre dessa declaração dado ontem. O senhor foi muito infeliz”, reclamou a deputada Eliane Novais (PSB).

Para Eliane, os servidores acreditaram piamente que o novo modelo de empréstimos iria resolver seus problemas financeiros. “Isso aconteceu de forma planejada. Uma dívida que já estava para ser quitada, não foi renegociada, foi reescalonada”, afirmou a parlamentar.

Segundo a deputada, o caso não está encerrado e não há indício de que não houve tráfico de influência, como garantiu o governador. “Isso não cabe na cabeça de ninguém. Não é o governador que tem que dizer isso. É a Assembleia Legislativa, os órgãos de controle, o Ministério Público”. E acrescentou: “O senhor não sabe quantos passo deu atrás com essa declaração”.

Eliane informou ainda que dará entrada em um requerimento para que o secretário –chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, vá à Assembleia prestar esclarecimentos, já que um dos proprietários das empresas subcontratadas para gerenciar os empréstimos consinados, Luis Antonio Valadares,é seu genro. “Ele (Arialdo) tem o dever de prestar esclarecimentos. Saia da toca secretário Arialdo Pinho. Vá até a imprensa, dê entrevistas para esclarecer a sociedade”, cobrou.

O deputado Fernando Hugo parabenizou o discurso de Eliane e destacou o papel da oposição no caso. “Isso não é uma invenção nossa. Governador, antes de teres raiva de nós que fazemos oposição sadia, agradeça-nos, por abrimos os seus olhos”, ressaltou. Para ele, os lucros obtidos pela empresa Promus - uma das subcontratadas – não existe “nem das loterias multimilionárias da Europa”.

Já o deputado Roberto Mesquita (PV) afimrou que Cid humilhou sua base aliada. “Eles estão envergonhados com a postura do governador. Tanto que nem vieram a sessão de hoje”, sublinhou.

Logo em seguida, o deputado Dedé Teixeira (PT) apareceu em plenário para afirmar que a base “não está acuada”. “Insinuaram que a bancada estava com medo, não vieram hoje. Não é por aí, não. Vamos enfrentar esse debate”, reagiu.

O líder do Governo, deputado Antonio Carlos (PT), lembrou que o governador foi o primeiro a agir e tomar providências após as denúncias contra as empresas envolvidas na concessão de empréstimos consignados. “Se há exagero, que se puna. Além disso, o Governo vai contruir uma nova metodologia de empréstimos, em que vai se possibilitada uma nova condição de juros”.
da Redação do O POVO Online

TAGS