PUBLICIDADE
Notícias

Governador Cid Gomes negocia com grupo de militantes do MST

Sem-terra querem mais escolas e mais dinheiro para famílias atingidas pela seca. Desde ontem, cerca de mil manifestantes estão acampados na sede administrativa no Governo do Estado, em uma ação que integra o chamado Abril Vermelho

18:35 | 17/04/2012

O governador Cid Gomes (PSB) está reunido com uma comissão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para discutir demandas que os agricultores reivindicam. A coordenação antecipou ao O POVO as exigências que o grupo fará ao governador durante a reunião que estava prevista para começar às 18h. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins (PT), também está participando do encontro.

As lideranças do MST devem apresentar ao Governo do Estado as seguintes demandas:
- ampliação do seguro-safra, benefício concedido para amenizar os efeitos da seca sobre a produção dos agricultores. Manifestantes querem estender o seguro a mais famílias e aumentar o valor recebido, dos atuais R$ 150 para um salário mínimo;
- construção de mais quatro escolas de ensino fundamental e médio no interior do estado;
- custeio pecuário: auxilio para a compra de insumos para animais, no período da seca.

Desde ontem, cerca de mil manifestantes estão acampados na sede administrativa no Governo do Estado, em uma ação que integra o chamado Abril Vermelho. O ato, que também acontece em outros estados do Brasil, faz parte da jornada anual de reivindicações, em memória do massacre de Eldorado dos Carajás, que completou 16 anos ontem.

Após os militantes do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra ameaçarem invadir as dependências do Palácio da Abolição, Cid prometeu receber, hoje, uma comissão de representantes da categoria.

Os sem-terra foram recebidos na última segunda-feira, 16, em audiência com secretários de Estado. Comissão de cinco militantes conversou com os secretários Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário) e Izolda Cela (Educação), além de representantes da Secretaria das Cidades e do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). O governador estava em São Paulo.

 

Redação O POVO Online 

TAGS