PUBLICIDADE
Notícias

Um dia depois da suspensão do início das obras, deputados defendem projeto Acquário Ceará

Dedé Teixeira destacou a importância do equipamento para o turismo e a ciência cearenses; Robero Mesquita destacou valorização da biodiversidade locall; Ferreira Aragão sugeriu a utilização de ex-detentos para a construção do Acquario

16:02 | 23/03/2012

Durante a sessão plenária desta sexta, 23, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL), o deputado Dedé Teixeira (PT) defendeu o projeto Acquario Ceará, equipamento da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), para o deputado, importante tanto para o setor turístico quanto para a ciência e a economia cearenses. Teixeira ressaltou a parceria firmada pla Setur com o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), para a realização de pesquisas científicas no Acquario Ceará.

Outro que se alinhou na defesa do empreendimento foi o deputado Roberto Mesquita (PV). Ele destacou a parceria entre Governo e UFC, que prevê a utilização de um percentual de espécies nativas, o que valoriza a biodiversidade marítima cearense. Já o deputado Ferreira Aragão (PDT) aproveitou para sugerir a utilização de egressos do sistema penal como mão-de-obra para a construção e manutenção do equipamento.

Projeto polêmico, o Acquario Ceará teve o início das obras adiado pela falta de laudo técnico arqueológico do terreno, a ser avaliado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A recomendação para o adiamento foi feita pelo Ministério Público Federal. Não há ainda prazo estipulado para a apresentação do documento, mas de acordo com o secretátio do Turismo, Bismarck Maia, o nome do arqueólgo responsável deve ser definido até segunda, 26.

Redação O POVO Online
Com informações de Bruno Cabral

TAGS