PUBLICIDADE
Notícias

Santorum vence no Kansas e Romney no Pacífico

19:08 | 10/03/2012
O pré-candidato republicano à presidência dos Estados unidos, Rick Santorum, venceu hoje o caucus feito pelo Partido Republicano no Estado do Kansas, mostra a contagem parcial do sufrágio. Com 73% dos votos contados, Santorum estava com 53%, enquanto Mitt Romney tinha 17%, Newt Gingrich, 16%, e o deputado Ron Paul, 13%. Santorum, ex-senador pela Pensilvânia, está em segundo lugar na disputa interna dos republicanos. No Kansas estão em jogo 40 delegados que votarão na Convenção Nacional Republicana em agosto, quando o candidato que enfrentará o presidente Barack Obama nas eleições de 6 de novembro será escolhido.

Em discurso na capital Kansas City, Santorum aproveitou para atacar tanto Obama quanto Romney. "Nós já temos um presidente que não diz a verdade para o povo americano. Nós não precisamos de outro", disse o político conservador. Santorum agora confia em uma nova vitória na terça-feira no Alabama e no Mississippi, onde Romney faz campanha. Com a vitória, Santorum conquistou neste sábado os votos de pelo menos 32 dos 40 delegados que estão na disputa no Kansas, mostra contagem parcial.

Também ocorreram primárias neste sábado nas ilhas de Guam e Marianas do Norte, no Pacífico, que são territórios norte-americanos. Mitt Romney venceu as votações nas ilhas e levou 18 delegados.

Romney começou este sábado com 440 delegados, segundo contagem da Associated Press, mais que todos os seus adversários combinados. Santorum tinha 181 delegados, Gingrich tinha 107 e Ron Paul tinha 46. Um pré-candidato republicano precisa dos votos de 1.144 delegados para conquistar a nomeação da candidatura a presidente em agosto. As próximas primárias serão feitas na terça-feira, dia 13, no Alabama, no Mississippi e no Havaí, quando os votos de cerca de 40 delegados serão definidos.

Santorum fez campanha eleitoral na quarta-feira e na sexta-feira no Kansas.

Já os resultados na primária do Pacífico mostraram a força de organização e o poder econômico da campanha de Romney. O pré-candidato não visitou as ilhas porque faz campanha no sul dos EUA, mas enviou seu filho Matt a Guam e às Ilhas Marianas do Norte, como parte da sua caça por delegados. Guam e as Ilhas Marianas do Norte são territórios dos EUA próximos às Filipinas. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

TAGS