PUBLICIDADE
Notícias

Empresa de Tanure terá de indenizar jornalista

10:35 | 13/03/2012
O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Editora JB, do empresário Nelson Tanure, a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais ao jornalista Lourival Sant�Anna, do jornal O Estado de S. Paulo.

A decisão, de segunda instância, confirma o entendimento de que Sant�Anna foi alvo de campanha difamatória em textos publicados em 2006 pelos jornais Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, então controlados por Tanure.

Os textos com ataques ao jornalista foram publicados depois que Sant�Anna assinou reportagem com o perfil de Nelson Tanure, empresário que tinha na época interesse em adquirir a companhia aérea Varig.

Em janeiro de 2006, tanto o Jornal do Brasil quanto a Gazeta Mercantil divulgaram textos em que o jornalista do Estadão foi acusado de divulgar um dossiê "falsificado" contra Tanure.

Em sua decisão, o juiz Paulo Alcides Amaral Salles escreveu que, "a despeito da conduta desonrosa da ré (Editora JB)", a reputação de Sant�Anna - alvo de manifestações de solidariedade da Federação Nacional dos Jornalistas e da Associação Brasileira de Imprensa - "não foi fortemente abalada nem caiu em descrédito".

TAGS