PUBLICIDADE
Notícias

TRE lança campanha de identificação de eleitores com deficiência

O objetivo é adequar os locais de votação de acordo com a necessidade do eleitor

15:04 | 15/02/2012

Os eleitores que têm algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida devem se identificar junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) até o dia 9 de maio. A ideia, segundo o Tribunal, é facilitar a adequação dos locais de votação às necessidades do eleitor.

A identificação deve ser feita nos cartórios eleitorais, por meio de requerimento no qual o eleitor informa, além dos dados pessoais, o tipo de deficiência. Para adiantar o processo, o formulário de identificação pode ser baixado do site do TRE. Depois disso deve ser preenchido e entregue no respectivo cartório eleitoral. O eleitor pode também preencher o formulário no dia da eleição. Mas nesse caso poderá não encontrar uma situação adequada às suas necessidades nas eleições de 2012.

Além da identificação, o Tribunal vai ainda veicular chamadas no rádio e distribuir cartazes e folhetos educativos, com objetivo de chamar a atenção de autoridades e eleitores para a importância da acessibilidade nos locais de votação. Servidores, mesários e delegados de prédio vão receber uma cartilha com orientações, no período de treinamento que antecede o pleito eleitoral e no dia da eleição.

Existem hoje, segundo estimativas do TRE, mais de 1,4 milhão de cearenses com algum tipo de deficiência.

 

SERVIÇO

Onde
Formulário de requerimento: disponível nos cartórios eleitorais ou no site do TRE: http://www.tre-ce.jus.br/tre/programas/acessibilidade/Requerimento.jpg
Endereço dos cartórios eleitorais: (85) 3388.3825 - Informações Gerais - TRE-Ce
http://www.tre-ce.gov.br/tre/institucional/enderinterior.php

Quando
Até o dia 9 de maio de 2012 (para adequação da seção ainda nas eleições deste ano)
No dia da eleição (a adequação só será feita nas eleições de 2012).

Redação OPOVO Online

 

TAGS