PUBLICIDADE
Notícias

STF deve julgar nesta quinta ação contra ex-governador e presidente em exercício do PMDB

Senador Valdir Raupp é acusado por supostas irregularidades do tempo em que era governador de Rondônia

10:55 | 22/02/2012

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá julgar na quinta-feira um processo no qual o senador e presidente em exercício do PMDB, Valdir Raupp (RO), é acusado de ter cometido o crime de peculato na época em que governou o Estado de Rondônia.

Os ministros analisarão recursos do Ministério Público de Rondônia e do próprio Raupp contra sentença de 2002 da 1ª. Vara Criminal de Porto Velho condenando o político por peculato e impondo a pena de seis anos de reclusão mais pagamento de multa.

O Ministério Público quer que a pena seja aumentada. De acordo com a acusação, a sentença da Justiça de Rondônia não teria levado em conta o "elevado grau de reprovabilidade da conduta" diante do fato de que na época o réu era governador do Estado.

Já a defesa de Valdir Raupp pede que seja declarada a nulidade alegando que houve cerceamento de defesa. Os advogados também sustentam que as provas são frágeis e que teriam sido emprestadas de outros processos, o que seria ilegal.

Essa não é a única ação existente no STF contra Raupp. Em 2010, o tribunal aceitou uma denúncia do Ministério Público contra o político pelo crime de falsidade ideológica para fins eleitorais De acordo com a denúncia, a prestação de contas da campanha de 1998 ao governo do Estado teria dados "sabidamente inverídicos".

Agência Estado

 

TAGS