PUBLICIDADE
Notícias

PSDB se integra a debate sobre candidatura única da oposição em Fortaleza

A sigla tucana irá participar de reunião, no próximo dia 25, entre os partidos que desejam derrotar candidato de Luizianne

12:56 | 18/01/2012

Seguindo a movimentação de demais legendas de oposição na Capital, o PSDB também deverá se integrar aos debates sobre a possibilidade de chapa única para disputar a Prefeitura de Fortaleza com o candidato de situação.

Eles estudam a viabilidade de extrair da união entre PDT, PR, PP, PPS, PTC e PSDB, pelo menos até agora, um nome que agregue os interesses políticos e eleitorais das siglas que hoje pretendem suplantar a hegemonia construída pela aliança entre a prefeita Luizianne Lins (PT) e pelo governador do Ceará Cid Gomes (PSB).

O ex-vereador tucano Idalmir Feitosa, que representou uma das vozes dissonantes no Parlamento municipal na primeira gestão da petista (2005-2008), destacou que o PSDB também deverá participar da reunião marcada para o próximo dia 25, conforme O POVO publicou hoje. Até agora, o PSDB indica o nome de seu presidente estadual, o ex-deputado Marcos Cals, como o potencial candidato tucano.

Feitosa afirmou que a legenda está aberta para discutir os nomes postos pelos outros partidos, embora defenda que o PSDB seja hoje o partido de maior expressão da oposição fortalezense. "Sem desmerecer os demais nomes e partidos, o PSDB é o partido de maior oposição dentro da realidade", colocou.

Nesse sentido, o tucano diz que o PSDB não abriria mão fácil de nome próprio para apoiar os demais potenciais candidatos postos hoje pelas legendas: os deputados estaduais Heitor Férrer (PDT) e Capitão Wagner Sousa (PR), os empresários Régis Dias (PP) e Alexandre Pereira (PPS) e o vereador Marcelo Mendes.

"O PSDB abriria mão, dependendo de uma pesquisa que fosse feita, para o Moroni (Torgan, DEM), se ele voltasse e desejasse ser candidato", disse, ressaltando que o DEM também será convidado às conversas com os demais opositores. Para Idalmir, só teria condições de suplantar o projeto político da situação hoje o democrata ou o senador Inácio Arruda (PCdoB), que inclusive integra a base aliada dos governos municipal, estadual e federal. "Porque eles têm um recall histórico", justificou. Tanto Inácio quanto Moroni já disputaram a chefia do executivo da Capital em eleições anteriores.

Os outros partidos de oposição já iniciaram o debate da candidatura única. Leia aqui

 

Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br

TAGS