PUBLICIDADE
Notícias

Porta-voz iraniano diz que Dilma destruiu boa relação construída por Lula

O governo iraniano considera que o ex-presidente brasileiro faz falta e que relação entre países se deteriorou

10:45 | 23/01/2012

O governo iraniano considera que a presidente Dilma Rousseff destruiu o legado de bom relacionamento com o Brasil que havia sido construído no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também do PT.

"Lula está fazendo muita falta", disse Ali Akbar Javanfekr, porta-voz pessoal do presidente Mahmoud Ahmadinejad e chefe da agência de notícias estatal Irna, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

"A presidente brasileira golpeou tudo que Lula havia feito. Ela destruiu anos de bom relacionamento", afirmou ele. Recentes restrições à importação de carne brasileira são indicações dessa insatisfação.

No entanto, o embaixador do Irã em Brasília, Mohsen Shaterzadeh, assegura que a relação com o Brasil permanece tão boa com Dilma quanto era com Lula. No entanto, o clima é outro.

Descontentamento com Dilma
O desgaste começou ainda em março do ano passado, quando o Brasil se posicionou, nas Nações Unidas, a favor de investigação sobre direitos humanos no Irã. A ausência de reuniões bilaterais e o fim do esforço brasileiro para reduzir a pressão internacional sobre o programa nuclear do país asiático são outros fatores de descontentamento.

Ahmadinejad visitou recentemente a América Latina, sem passar pelo Brasil. Não houve convite do Itamaraty. O embaixador em Brasília disse que deve haver viagem oficial ainda este ano. Mas ela deve ocorrer na conferência Rio+20, para a qual todos os chefes de Estado e de governo do mundo foram convidados.

TAGS