PUBLICIDADE
Mundo
Mundo

Deputado indiano vai ao Congresso vestido de Hitler

19:24 | 10/08/2018
 Deputado indiano costuma usar fantasias para protestar no CongressoSegundo parlamentar, que é ator, fantasia é uma forma de protesto para conseguir mais recursos para seu estado. Atrocidades cometidas por ditador nazista são pouco conhecidas na Índia.Um deputado indiano participou de uma sessão no Congresso em Nova Déli vestido de Adolf Hitler. Segundo o político, a fantasia era uma forma de protesto para conseguir mais recursos para seu estado, Andhra Pradesh, no sul da Índia.

Naramalli Sivaprasad, de 67 anos, chegou ao Congresso nesta quinta-feira (10/08) usando o típico bigode e uniforme do ditador nazista. O deputado, que é ator, chegou a fazer a saudação nazista para repórteres.

Sua fantasia pareceu não incomodar os colegas políticos, que pareciam bastantes entretidos e tranquilos. Sivaprasad é conhecido por se fantasiar para chamar a atenção para causas políticas. Ele já foi ao Congresso vestido de agricultor, vaqueiro, clérigo muçulmano e mulher.

Ao justificar a fantasia escolhida na quinta-feira, Sivaprasad disse que queria enviar uma mensagem ao primeiro-ministro Narendra Modi para ele não seguir os passos do ditador nazista. "Ele não percebe o que as pessoas querem e quero avisá-lo para não ser como ele [Hitler]”, afirmou.

Em março, a legenda de Sivaprasad, o Partido Telugu Desam (TDP) deixou a coalizão de governo, alegando que Modi desistiu de conceder fundos especiais ao estado de Andhra Pradesh, que é governado pelo TDP.

Hitler continua sendo uma figura de fascínio na Índia, percebido mais como um forte líder do que como um ditador genocida. A história do Holocausto é pouco conhecida no país. As teorias raciais da Alemanha nazista encontraram grande aceitação entre muitos nacionalistas hindus.

O nome e a imagem de Hitler são usados para vender diversos produtos, de sorvetes a roupas. Em março, uma editora incluiu o ditador nazista em sua coleção de livros sobre os grande líderes.

CN/dpa/ap

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp

| App | Instagram | Newsletter



DW Brasil