PUBLICIDADE
Notícias

Paris recebe os campeões mundiais

Delegação da seleção francesa tem recepção de centenas de milhares de torcedores nas ruas da capital. Bicampeões do mundo receberão a Ordem da Legião de Honra e homenagens em estações de metrô

15:34 | 16/07/2018
Centenas de milhares de torcedores lotaram a avenida Champs-Élysées para recepcionar o bicampeões mundiaisA delegação da seleção francesa, que conquistou o bicampeonato mundial na Rússia, depois de vencer a Croácia, por 4 a 2, em Moscou, foi saudada por centenas de milhares de torcedores num cortejo que percorreu as ruas de Paris nesta segunda-feira (16/07).

O avião trazendo os bicampeões mundiais tocou o solo do aeroporto internacional Charles de Gaulle pouco antes da 17h (horário local). Na bagagem, a Équipe Tricolore trouxe a taça de campeã do mundo e o direito de poder estampar uma segunda estrela no uniforme dos Les Bleus.

No desembarque, os atletas foram recepcionados com um tapete vermelho e por centenas de funcionários do aeroporto. Os primeiros a descer as escadas do avião foram o goleiro e capitão Hugo Lloris, com a taça em mãos, e o treinador Didier Deschamps. O desembarque foi transmitido num telão instalado na lotada avenida Champs-Élysées, que foi ao êxtase.

Após o desembarque e os primeiros apertos de mão, a delegação posou para uma fotografia ainda na pista do aeroporto e, em seguida, seguiu para o Palácio do Eliseu, onde foi recepcionada pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Antes da recepção oficial, o gabinete de Macron anunciou que os vencedores da Copa do Mundo receberão a Ordem Nacional da Legião de Honra – uma condecoração honorífica instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte. Ainda não há data marcada para a entrega.

Os parisienses poderão desfrutar a glória da conquista da Copa do Mundo por alguns dias nos trajetos de metrô. A autoridade de transporte da capital francesa renomeou temporariamente seis estações em homenagem à Équipe Tricolore e seu treinador Didier Deschamps.

A estação Champs Élysées-Clemenceau, sob a famosa avenida que leva ao Arco do Triunfo, chama-se momentaneamente Deschamps Élysées-Clemenceau. Deschamps, um basco que foi capitão dos Les Bleus na conquista da Copa do Mundo de 1998, também é homenageado na estação Notre-Dame des Champs – ou, como agora, Notre Didier Deschamps.

A estação Charles de Gaulle-Étoile, sob o Arco do Triunfo, tornou-se On a 2 Étoiles, que significa "Temos duas estrelas". E a estação Victor Hugo agora leva o nome de Victor Hugo Lloris, uma combinação dos nomes do romancista do século 19 e do capitão da seleção francesa na Copa do Mundo de 2018.

Por fim, a estação Avron foi renomeada para Nous Avron gagné (um jogo de palavras com a frase "nós ganhamos") e a estação Bercy virou Bercy les Bleus, num trocadilho com a palavra "merci" (obrigado, em francês).

_____________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram | Newsletter



DW Brasil

TAGS