PUBLICIDADE
Jornal
VERSÃO IMPRESSA

Oposição italiana adverte sobre custos futuros do orçamento de 2019

30/12/2018 17:50:00
Os partidos de oposição da Itália estão alertando os italianos de que eventualmente eles irão pagar pelo orçamento de 2019 do governo populista. O plano de gastos recebeu aprovação legislativa final neste domingo, um dia depois do governo do primeiro-ministro Giuseppe Conte ganhar o voto de confiança ligado ao projeto orçamentário na Câmara dos Deputados. A proposta foi aprovada pelo Senado italiano no domingo passado, dia 23.

O plano inclui financiamento para duas dispendiosas promessas de campanha de parceiros do governo de coalizão italiano, o Movimento 5 Estrelas (M5S) e a Liga: uma renda básica para quem procura emprego e uma reversão de reformas impopulares sobre o pagamento de pensões.

A líder da extrema-direita, Georgia Meloni, dos Irmãos da Itália, chamou o

orçamento de "fumaça nos olhos" dos eleitores, antes das eleições para o Parlamento Europeu no próximo ano. Meloni disse que a generosidade do governo em 2019 poderia levar a maiores impostos sobre vendas nos três anos seguintes para gerar receita.

O governo italiano reduziu seu plano orçamentário original para atender às objeções da União Europeia e vinculou o apoio ao orçamento a um voto de confiança para assegurar a passagem rápida do pacote de despesas para evitar sanções da UE por endividamento excessivo.

Fonte: Associated Press

Agência Estado

TAGS