Pence diz estar confiante que sua equipe não foi responsável por editorial no NYT 

PUBLICIDADE
Notícias


Pence diz estar confiante que sua equipe não foi responsável por editorial no NYT

18:00 | 09/09/2018
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse estar "100% confiante" de que ninguém do seu staff estava envolvido com a coluna anônima publicada no New York Times criticando a liderança do presidente Donald Trump.

"Eu os conheço. Eu conheço o caráter deles", disse Pence, em entrevista à rede CBS, neste domingo. Alguns especialistas especularam que Pence poderia ser o "administrador sênior oficial" que escreveu o artigo de opinião sobre Trump. A suspeita recaiu sobre ele por causa do tipo de escrita usado, algo parecido com os discursos de Pence.

"Deixe-me ser muito claro. Estou 100% confiante de que ninguém no staff da vice-presidência está envolvido com esse editorial anônimo", disse. "Eles se levantam todos os dias cedo e se dedicam, tanto quanto eu, ao avanço da agenda do presidente", disse. Questionado se ele consultou sua equipe sobre o editorial, disse não ser necessário porque "os conhece".

Na quarta-feira, 5, o New York Times publicou um artigo, escrito por um funcionário da Casa Branca, que revela que assessores fazem todo o possível para "preservar as instituições democráticas americanas" e frear os "impulsos equivocados" do presidente.

"O dilema - que Trump não consegue entender - é que muitos dos principais assessores de seu governo trabalham de maneira diligente, a partir de dentro da Casa Branca, para frustrar parte de sua agenda e suas piores inclinações", diz o texto. "Eu sei disso porque sou um deles."

A direção do jornal disse que tomou a decisão pouco comum de não revelar o nome do autor a pedido dele, para preservar sua posição dentro do governo. O anonimato, entretanto, foi bastante criticado pela Casa Branca, que chegou a pressionar a Justiça para descobrir o responsável pelo texto.

Agência Estado

TAGS