PUBLICIDADE
Notícias

Trump: temos os piores acordos comerciais do mundo

12:50 | 01/07/2018
O presidente Donald Trump disse que os Estados Unidos têm os piores acordos comerciais do mundo e por isso está focado em refazê-los, em entrevista à Fox News televisionada há pouco.

"Estou focado em acordos de comércio. Perdemos dinheiro com todo mundo", relatou. "Vamos tornar os acordos recíprocos, justos. E eu vou te dizer uma coisa. Você não sabe disso, mas todos os países estão me procurando para fechar um acordo comercial", disse Trump.

De acordo com o presidente americano, um dos países que quer fechar acordo é a China. "Tenho uma boa relação com o presidente chinês", afirmou. Mas avisou: "Não vamos voltar atrás nas tarifas com a China."

Sobre a União Europeia, Trump disse: "É terrível o que a UE faz com a gente. Meus pais nasceram a Europa, eu amo aqueles países, mas eles nos tratam mal e de forma injusta." Ele disse que uma prova disse é o desempenho da balança comercial da região.

"A União Europeia é possivelmente tão mau quanto a China. É apenas menor. Eles fizeram US$ 151 bilhões de superávit comercial no ano passado. Nós tivemos déficit com a UE", disse. "Nós não protegemos nossos fazendeiros e eles protegem os deles."

Trump lembrou ainda do acordo que havia entre Coreia do Sul e EUA e relatou que era "bom para a Coreia do Sul".

Sobre o Nafta, disse querer que seja mais justo.

Trump falou também sobre a fabricante americana de motocicletas Harley-Davidson, que culpou as tarifas de Trump pela decisão de transferir parte da produção para fora dos EUA.

"Harley-Davidson, por favor construa aquelas lindas motos nos EUA", disse Trump. "A Harley-Davidson é uma motocicleta americana e deve ser fabricada na América."

Agência Estado

TAGS