PUBLICIDADE
Notícias

BC do México eleva taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, para 7,50%

16:50 | 08/02/2018
O banco central do México (Banxico) elevou a taxa básica de juros da economia em 0,25 ponto porcentual, para 7,50%, em decisão unânime tomada nesta quinta-feira.

Em comunicado divulgado após a decisão, a autoridade monetária destaca que procurou anular as expectativas de inflação mais elevada e que espera por altas nas taxas de juros nos Estados Unidos. "Dada a posição cíclica em que está a economia, e considerando os altos níveis que a inflação tem apresentado", sendo que o banco central acredita que o índice de preços ao consumidor no país irá atingir 3% no início do próximo ano.

"Tomando em conta as considerações de inflação, assim como as condições monetárias mais restritivas que são previstas na economia norte-americana, e com o objetivo de manter uma postura de política monetária que se persevere na ancoragem das expectativas de inflação e reforce a tendência descendente dos preços", o Banxico elevou a taxa em 25 pontos-base. Além disso, ressaltou que o comitê de política monetária "continuará vigiando de muito perto a evolução da inflação e a trajetória prevista, considerando o horizonte em que opera a política monetária".

Agência Estado

TAGS