PUBLICIDADE
Notícias

Premiê da Áustria assume cargo em meio a protestos contra coalizão de governo

18:20 | 18/12/2017
O líder do conservador Partido Popular (ÖVP), Sebastian Kurz, assumiu o cargo de primeiro-ministro da Áustria nesta segunda-feira e se tornou o líder mais jovem da Europa, com 31 anos. No entanto, a posse foi marcada por protestos no centro de Viena contra o novo governo de coalizão entre os conservadores e a sigla de extrema-direita Partido Libertário (FPÖ).

"Não deixe que os nazistas governem", dizia um dos cartazes, fazendo referência ao FPÖ, que será o único partido de extrema-direita a entrar no poder na União Europeia. O FPÖ e o ÖVP pretendem implementar regras mais estritas para os requerentes de asilo, após a imigração provar ser grande preocupação para os eleitores austríacos. De acordo com a rede de TV britânica BBC, cerca de 6 mil pessoas se manifestaram contra a nova coalizão governista no centro de Viena.

A nova ministra de Relações Exteriores austríaca, Karin Kneissl, acusou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, de "negligência" por permitir números recordes de imigrantes. Ela também disse que a turbulência no mundo árabe foi, em parte, causada por jovens desempregados "que não podem encontrar uma mulher hoje" por causa do status atual.

Agência Estado

TAGS