PUBLICIDADE
Notícias

Nepal realiza primeiras eleições estaduais do país

12:00 | 26/11/2017
Residentes de aldeias de montanha e cidades no sopé do Himalaia votaram neste domingo nas primeiras eleições estaduais do Nepal, com a esperança de levar o governo mais perto das áreas rurais e remotas do país. O comissário eleitoral do Nepal, Ayodhi Prasad Yadav, disse que a participação foi de mais de 65%, entre os 3,2 milhões de eleitores que estavam aptos a escolher legisladores em sete estados recém-formados e também para a assembleia nacional.

Os legisladores eleitos poderão nomear seus estados, apresentar projetos de leis estaduais e escolher líderes locais.

O caminho lento do Nepal para a democracia começou em 2006, quando manifestantes forçaram o rei a desistir de seu governo. Dois anos depois, o Nepal aboliu oficialmente a monarquia de séculos e decidiu que um sistema federal melhoraria os

serviços em todo país, que continua a ser um dos mais pobres do mundo. Mas brigas entre partidos políticos atrasaram até 2015 a implementação de uma nova constituição, que declarou o Nepal uma república.

A segurança foi intensificada para as eleições, com milhares de policiais e soldados destacados para o trabalho. De acordo com o Ministério do Interior, mais de 400 pessoas foram detidas nos dias que antecederam as eleições.

Fonte: Associated Press

Agência Estado

TAGS