PUBLICIDADE
Notícias

Negociação para formar coalizão na Alemanha é cancelada

21:00 | 19/11/2017
O partido dos democratas livres cancelaram neste domingo as negociações para formar uma coalizão governamental de partidos de centro-direita e ambientalistas de esquerda, lideradas pela chanceler Angela Merkel, levantando dúvidas sobre o futuro do país.

O líder do Partido Democrático Livre, Christian Lindner, relatou o fracasso dos negociadores para chegar a um acordo sobre uma série de políticas, apesar de terem tido quatro semanas de conversação e extensões de prazos.

"É melhor não governar do que governar erroneamente", disse Lindner.

O colapso das negociações deixa a Alemanha frágil e Angela Merkel sem uma maioria no parlamento, quase dois meses após a eleição geral que garantiu à União Democrata Cristã, da chanceler, o seu pior resultado desde 1949.

Sem uma aliança alternativa, Merkel está ficando sem opções para formar um governo estável, apesar de ter vencido as eleições de setembro, mediante um resultado insatisfatório. Essas opções podem incluir tentar recuperar o relutante Partido Social-Democrata, de centro-esquerda. O SPD se recusou a estender a aliança com o partido da chanceler e agora faz oposição.

Agência Estado

TAGS