PUBLICIDADE
Notícias

Multidão protesta na capital do Zimbábue e pede saída de Mugabe

08:20 | 18/11/2017
Multidões eufóricas se reúnem na capital do Zimbábue para pedir a saída do presidente Robert Mugabe após quase quatro décadas de poder.

Em uma reunião cheia de cor e que há poucos dias teria gerado uma reação policial imediata, a população parecia tonta de alegria e corria para os cruzamentos, muitos levantando os braços em sinal de triunfo. Jovens gritavam, riam e se abraçavam.

Alguns carregavam cartazes com a imagem do comandante militar que colocou soldados nas ruas esta semana e levou Mugabe para prisão domiciliar. Em marcha, manifestantes entregaram bandeiras a soldados, que aceitaram e acenaram.

"É como se fosse Natal", disse Fred Mubay, um manifestante que acredita que o povo do Zimbábue vem sofrendo há muito tempo.

Aos 93 anos, Mugabe é o mais velho chefe de Estado do mundo. No país, afirma-se que ele esteja pedindo mais tempo para negociações e que busca obter uma saída digna do poder.

No momento, no entanto, Mugabe está virtualmente sem poder e foi abandonado pela maioria de seus aliados. A multidão nas ruas deixa claro que o país está pronto para seguir sem ele.

Embora preocupações permaneçam sobre quem será o próximo nome a comandar o país e sobre que tipo de liberdades podem ser garantidas no caso dos militares continuarem no poder, as pessoas sentem que têm a rara chance de se expressar.

Os manifestantes, em um evento aprovado pelos militares, esperam que uma grande participação popular possa acelerar a saída de Mugabe. Ele é visto como o maior culpado pelo colapso econômico do país, que já foi um dos mais ricos da África.

Enquanto manifestantes se juntavam nas ruas, soldados começavam a se aproximar, orientando as pessoas a se dirigirem ao mesmo local onde, nos anos 80, multidões comemoraram o retorno de Mugabe do exílio.

As multidões se reuniam nas principais ruas da cidade enquanto carros buzinavam e pessoas comemoravam, ainda que muitos continuassem a seguir suas rotinas diárias.

Veteranos de guerra, antigos aliados de Mugabe, participaram dos protestos junto com ativistas da oposição. Um motorista estava tão contente que saiu de seu carro ainda em movimento e dançou na frente do veículo por alguns minutos. Alguns brancos se juntavam à multidão na praça da Liberdade, também conhecida como praça Robert Mugabe. Pessoas brancas e negras se abraçavam. Fonte: Associated Press.

Agência Estado

TAGS