PUBLICIDADE
Notícias

Maioria dos catalães apoia novas eleições na região, segundo pesquisa

12:50 | 30/10/2017
A maioria dos cidadãos da Catalunha apoia novas eleições na região, apontou pesquisa da Metroscopia divulgada pelo El Pais. Segundo o levantamento, 52% dos catalães se mostraram a favor de dissolver o Parlamento, ante 43% que se mostraram contrários. Ainda, apenas 19% dos cidadãos da região se consideram "exclusivamente" catalães.

A pesquisa também mostrou que as posições variam de acordo com o cenário que é colocado em relação a independência. Quando questionados se votariam a favor da independência da Catalunha em um referendo legal, 44% responderam que sim. A porcentagem recua um ponto, para 43%, quando foi alertado aos entrevistados que uma Catalunha independente ficaria excluída da União Europeia (UE).

Se questionados sobre uma terceira via reformista, que, nesse caso, representaria uma reforma constitucional que melhoraria a situação atual da Catalunha, com mais autonomia, esta opção passa a ser a preferida: 46% optaram pelo sim, ante 19% que afirmaram serem a favor de uma independência total da Catalunha.

Segundo o El Pais, estes números não mudaram significativamente nos últimos anos e sugerem que o núcleo duro que busca independência está constituído, por aproximadamente, 30% dos cidadãos catalães.

Agência Estado

TAGS