PUBLICIDADE
Notícias

Conselho eleitoral da Venezuela minimiza queixas de irregularidades

19:50 | 15/10/2017
O chefe do Conselho Eleitoral Nacional da Venezuela, Tibisay Lucena, disse que houve poucos relatos de irregularidades nas eleições para governador deste domingo, apesar de várias queixas de líderes da oposição. Segundo Lucena, os centros de votação abriram em tempo recorde e problemas com eletricidade e urnas eletrônicas foram pontuais.

O líder da oposição, Henrique Capriles, apresentou um quadro diferente. Segundo ele, 11 mil venezuelanos que deveriam votar em um determinado centro no Estado de Miranda foram enviados para um local diferente que não tem capacidade para receber um número tão grande de eleitores.

O Conselho Eleitoral mudou a localização de mais de 200 centros de votação, alegando questões de segurança. Alguns dos novos locais de votação exigiam que os eleitores caminhassem distâncias consideráveis, às vezes em áreas perigosas. Líderes da oposição disseram também que centros de votação em áreas dominadas pela oposição abriram mais tarde.

Em vídeo divulgado mais cedo, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, pediu que os venezuelanos votassem nas eleições deste domingo para mostrar que o país tem uma "democracia vigorosa".

Pesquisas indicam que a oposição tem a chance de eleger a maioria dos governadores pela primeira vez em quase duas décadas de governo socialista. Mas Maduro já disse que eles ainda estarão subordinados à assembleia pró-governo que está reescrevendo a Constituição do país. Fonte: Associated Press.

TAGS