PUBLICIDADE
Notícias

EUA: EPA remove materiais de depósitos no Texas inundados após furacão Harvey

17:30 | 23/09/2017
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) anunciou ter recuperado 517 contêineres de "material não identificado e potencialmente perigoso" de depósitos de resíduos tóxicos altamente contaminados no Texas que foram inundados no mês passado após o furacão Harvey.

A agência não deu detalhes sobre de qual depósito o material teria vindo, por que os contaminantes em questão não foram identificados e se existe uma ameaça para a saúde humana. O Texas tem vários locais incluídos no chamado Superfund, programa da EPA responsável por limpar algumas das áreas mais contaminadas do país e responder a emergências ambientais, derramamentos de óleo e desastres naturais.

O anúncio sobre os 517 contêineres foi incluído dentro de um comunicado de imprensa da Agência Federal de Gerenciamento de Emergência (Fema, na sigla em inglês), resumindo a resposta do governo ao Harvey.

Pelo menos sete locais do Superfund em Houston e arredores estavam inundados nos dias que sucederam o furacão Harvey, que mais tarde se transformou em tempestade tropical. Jornalistas da Associated Press pesquisaram os locais inundados de barco, veículos terrestres e a pé. A EPA disse naquele momento que a sua equipe não havia conseguido chegar a esses locais, embora estivesse examinando-os por meio de fotos aéreas.

O governo dos EUA também recebeu relatórios de três derramamentos no Superfund de Recuperação de Petróleo dos Estados Unidos, uma antiga fábrica de transformação de resíduos de petróleo nos arredores de Houston, contaminada com uma mistura perigosa de produtos químicos causadores de câncer.

O PRP Group, empresa formada para limpar o local de Recuperação de Petróleo dos Estados Unidos, disse não saber quanto material vazou dos tanques, entrando no solo ou fluindo para os rios.

Como parte da limpeza pós-tempestade, trabalhadores da EPA aspiraram até 63 cargas de caminhões de águas potencialmente contaminadas, totalizando cerca de 315 mil galões.

Não ficou imediatamente claro se essas cargas retiradas eram de algum dos 517 contêineres citados no comunicado da Fema na sexta-feira. A EPA não respondeu a questionamentos sobre o tema. Fonte: Associated Press.

TAGS