PUBLICIDADE
Notícias

Iraque diz que está perto de libertar cidade de Tal Afar do Estado Islâmico

12:40 | 26/08/2017
As forças de segurança do Iraque informaram neste sábado ter expulsado militantes do Estado Islâmico de 90% de Tal Afar e retomado o centro da cidade. O Brigadeiro General Yahya Rasool, porta-voz militar iraquiano, deu a declaração horas depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, dizer que 70% da cidade tinha sido retomada.

Autoridades iraquianas muitas vezes declaram áreas liberadas antes do combate ter terminado completamente, e os militantes são conhecidos por realizar contra-ataques surpresa.

O Iraque lançou a operação para retomar Tal Afar, no domingo passado, um mês depois de declarar a libertação da cidade de Mossul, a segunda maior do país. Tal Afar fica localizada a oeste de Mossul, a cerca de 140 quilômetros da fronteira da Síria, e está entre as últimas cidades dominadas pelo Estado Islâmico no Iraque.

As forças iraquianas e sírias avançaram contra o grupo extremista em várias frentes nos últimos meses com a ajuda de uma coalizão liderada pelos EUA. As forças lideradas por curdos e apoiadas pelos Estados Unidos estão atualmente lutando contra o Estado Islâmico dentro da capital autodeclarada do grupo, Raqqa, no norte da Síria. O Estado Islâmico ainda controla grandes áreas da Síria e diversas cidades iraquianas.

Fonte: Associated Press

TAGS