PUBLICIDADE
Notícias

Presidente da Comissão Europeia diz que Parlamento da UE é 'totalmente ridículo'

16:18 | 04/07/2017
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, chamou o Parlamento do bloco europeu de "totalmente ridículo" em um comentário sobre o escasso comparecimento na sessão plenária de terça-feira que receberia o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat.

Depois que Juncker agradeceu a presença de doze legisladores presentes dos mais de 700, ele insistiu que o "Parlamento não será sério" se os legisladores não participarem do debate principal do dia em números maiores. A sessão se centrou na presidência de seis meses de Malta na UE, que terminou no último fim de semana. O país tem 415 mil habitantes, em contraste com a UE, que tem meio bilhão.

O presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, repreendeu Juncker e pediu "uma atitude mais respeitosa". Segundo ele, "a Comissão não controla o Parlamento. É o Parlamento que deve controlar a Comissão'. Juncker, então, retrucou e disse que "há apenas alguns membros no Parlamento para controlar a Comissão. Vocês são ridículos".

A Comissão Europeia prepara regras e regulamentos para o bloco. Juncker é considerado um líder-chave do bloco de 28 países. O Parlamento aumentou a influência dele no ano passado, mas muitas decisões da UE ainda são tomadas pelos líderes dos Estados-membros ou pela Comissão, e não pelo Parlamento. Fonte: Associated Press.

TAGS