PUBLICIDADE
Notícias

Rouhani discursa após ser reeleito e recebe cumprimentos da Síria e da Rússia

21:00 | 20/05/2017
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse que o país está pronto para promover relações amistosas globais "com base no respeito mútuo e dos nossos interesses nacionais", após as eleições presidenciais da última sexta-feira. Rouhani foi reeleito para o cargo, tendo 57% dos votos, com o apoio de mais de 41 milhões de eleitores.

No entanto, Rouhani acrescentou que os iranianos não irão aceitar "humilhação e ameaças. Esta é a mensagem mais importante que a nossa nação espera ouvir, principalmente das potências mundiais". Sob o comando de Rouhani, o Irã chegou a um acordo nuclear de 2015, que limitou as atividades nucleares do país, em troca de um abrandamento de sanções econômicas internacionais.

A vitória do iraniano foi saudada pelo presidente da Síria, Bashar al Assad, que foi um dos primeiros líderes mundiais a cumprimentar Rouhani. O gabinete de Assad divulgou uma declaração, ressaltando a "confiança que o povo iraniano deu a Rouhani para ir em frente no aumento de estatura do Irã na região e no mundo". Assad também disse que a Síria continuará trabalhando e cooperando com os iranianos "no que aumenta a segurança e a estabilidade nos dois países, na região e no mundo".

Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de felicitações a Rouhani. Segundo o Kremlin, Putin "confirmou sua disponibilidade para continuar o trabalho conjunto ativo no desenvolvimento da cooperação entre parcerias russo-iranianas, tanto na agenda bilateral quanto internacional". A Rússia é um dos aliados fundamentais do Irã, já que fornece armas para Teerã, incluindo um sistema de mísseis de longo alcance S-300. Fonte: Associated Press.

TAGS