PUBLICIDADE
Notícias

Renzi se reúne com presidente da Itália e deve entregar cargo de premiê hoje

10:36 | 05/12/2016
O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, realizou reunião informal com o presidente Sergio Mattarella durante cerca de uma hora nesta segunda-feira, disse uma fonte ligada ao assunto, sem dar detalhes sobre a conversa. No domingo, Renzi anunciou que entregará sua renúncia a Mattarella nesta segunda-feira, após o "não" vencer em referendo constitucional no domingo.

Os italianos rejeitaram, assim, a proposta de reforma constitucional defendida por Renzi, o que levou o premiê a dizer que deixará o posto já nesta segunda-feira. Renzi deve ainda comandar sua última reunião de gabinete, nesta tarde, antes de renunciar.

Mattarella decidirá como lidar com a crise no governo. O presidente italiano deve apontar um governo interino, que terá a missão de monitorar a escrita de novas leis eleitorais e conduzir o país até novas eleições.

Antes disso, Mattarella fará consultas com todos os partidos políticos. Isso pode levar alguns dias. Renzi poderia ainda seguir como líder do centro-esquerdista Partido Democrático, o maior no Parlamento italiano.

O presidente italiano deve pedir a um parlamentar que forme um novo governo. Os candidatos prováveis são o ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, e o presidente do Senado, Pietro Grasso. Padoan decidiu não ir a reuniões da União Europeia em Bruxelas e permaneceu em Roma. O escolhido deve selecionar sua equipe de ministros, assumir o cargo e buscar o voto de confiança nas duas Câmaras do Parlamento. O processo todo pode levar entre dez dias e duas semanas. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS