PUBLICIDADE
Notícias

PIB da Austrlia contrai pela primeira vez em cinco anos

22:12 | 06/12/2016
A economia australiana contraiu pela primeira vez desde março de 2011 no terceiro trimestre, pressionada pelo fraco desempenho dos investimentos em mineração e crescimento estável dos salários, em meio a sinais de que o mercado de trabalho está esfriando.

O Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,5% no terceiro trimestre ante o segundo, mas avançou 1,8% na comparação anual do terceiro trimestre, de acordo com dados divulgados hoje. Economistas esperavam uma queda de 0,1% no trimestre e um crescimento de 2,2% na comparação anual.

O crescimento do PIB do segundo trimestre foi revisado para cima, de +0,5% para +0,6%.

A economia australiana está enfrentando um grande obstáculo para crescer representado pela queda dos investimentos em mineração. Os investimentos em outros setores se mantém estável. Além disso, um crescimento salarial historicamente baixo está prejudicando os gastos com consumo.

Um boom no setor de construção de moradias, que foi focado em apartamentos em muitas capitais da costa leste, está começando a desacelerar, mesmo que a partir de níveis elevados.

O poder de fogo para impulsionar a economia está baixo, com as taxas de juros historicamente baixas em 1,50%. O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve sua taxa de juros inalterada, nesta terça-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS