PUBLICIDADE
Notícias

Pesquisa aponta vitória do "não" em referendo na Itália

19:42 | 04/12/2016
As urnas para votação de referendo na Itália sobre mudanças na Constituição foram fechadas às 20h (de Brasília) e uma primeira pesquisa boca de urna divulgada há pouco aponta vitória do "não", com algo entre 54% e 58% dos votos, de acordo com o Instituto Piepoli.

O resultado representa uma derrota para o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que fez campanha a favor das mudanças e prometeu renunciar caso o "não" vencesse. Ele é esperado para discurso às 21h.

As mudanças constitucionais colocadas em votação retirariam poderes do Senado e tornariam o processo legislativo mais rápido. Grupos populistas fizeram campanha contra as propostas.

Se a pesquisa boca de urna estiver correta, Renzi poderá se demitir na segunda-feira, preparando o cenário para a formação de um governo interino e, possivelmente, novas eleições nacionais no próximo ano. Isto significaria uma nova incerteza na Itália, a quarta maior economia da União Europeia, em meio a um momento em que o bloco luta para retomar o crescimento e definir seu futuro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS