PUBLICIDADE
Notícias

Interino Shavkat Mirziyoyev vence eleição presidencial no Usbequistão

13:42 | 05/12/2016
O presidente interino do Usbequistão, Shavkat Mirziyoyev, obteve uma vitória folgada na primeira eleição presidencial do país desde a morte do líder autoritário Islam Karimov. A votação ocorreu com tranquilidade no país mais populoso da Ásia Central, que teve um declínio econômico sob o domínio de Karimov por causa da corrupção disseminada, no regime criticado internacionalmente por abusos contra os direitos humanos.

Os observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa disseram que a eleição não envolveu uma competição de fato. Mirziyoyev atuou como primeiro-ministro no governo de Karimov desde 2003 até a morte do líder, no fim de setembro passado, quando contornou a Constituição para atuar como presidente interino. O comitê central disse que os resultados preliminares mostraram Mirziyoyev com quase 89% dos votos, ante uma taxa de quase 88% de comparecimento do eleitorado.

Mirziyoyev representava na disputa o Partido Liberal Democrático do Usbequistão, uma das quatro siglas com autorização para funcionar no país. Ele elogiou o trabalho do antecessor, considerado por analistas como um dos mais repressores do mundo. Também com acusações de uma reputação brutal, Mirziyoyev sugere que terá como foco impulsionar a economia e reduzir a burocracia, inclusive controles cambiais que beneficiaram vários grupos de poder dentro do governo.

Durante seu mandato como presidente interino, Mirziyoyev atuou para melhorar as relações com outros países da Ásia Central, após um período de isolamento nos 25 anos de governo Karimov, o único presidente do país até então desde a queda da União Soviética. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS