PUBLICIDADE
Notícias

Ataque suicida contra base dos EUA no Afeganistão deixa 4 mortos e 14 feridos

07:54 | 12/11/2016
Um ataque suicida do Taleban contra uma base dos Estados Unidos no Afeganistão deixou pelo menos quatro mortos e 14 feridos neste sábado. Não está claro como o terrorista conseguiu entrar na unidade Bagram Air Field, que fica ao norte de Cabul e é altamente protegida. Ainda não foram revelados os nomes e nacionalidades das vítimas.

"Aos amigos e familiares daqueles que perderam a vida hoje, nós lamentamos o ocorrido e enviamos nossas preces", disse o mais alto comandante militar dos EUA no Afeganistão, general John Nicholson. O Taleban assumiu a autoria do ataque e disse que matou um número maior de soldados norte-americanos do que o divulgado pelas forças de segurança.

O terrorista se disfarçou de funcionário civil e detonou os explosivos perto de um galpão onde são realizadas refeições, por volta das 5h30 (horário local), segundo uma fonte com conhecimento do assunto. A base, que abriga milhares de funcionários e soldados, é um alvo tradicional de ataques do Taleban com foguetes, mas ninguém nunca havia conseguido entrar na unidade antes.

Em dezembro do ano passado, um terrorista matou seis soldados norte-americanos nas proximidades da base e, em junho daquele ano, um foguete do Taleban atingiu um veículo civil dentro da unidade, matando uma funcionária. A base também foi atacada por combatentes em 2010, mas eles não conseguiram passar do primeiro perímetro de segurança.

O ataque desse sábado se segue a outro episódio recente contra estrangeiros no Afeganistão. Na noite de última quinta-feira, um terrorista do Taleban jogou um carro cheio de explosivos contra o consulado da Alemanha na cidade de Mazar-e-Sharif, no norte do país, matando pelo menos sete pessoas e ferindo mais de 100. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS