PUBLICIDADE
Notícias

Após vitória da oposição, primeiro-ministro da Bulgária diz que renunciará

17:00 | 13/11/2016
O primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, disse que renunciará, após aceitar a vitória da oposição no segundo turno das eleições presidenciais.

As pesquisas de boca de urna mostraram que o candidato da oposição socialista, general Rumen Radev, recebeu 58% dos votos na votação de hoje, contra 36% do candidato de centro-direita do governo, Tsetska Tsacheva. "Aceitamos a vontade do povo e felicitamos aqueles que têm o apoio da maioria dos eleitores", disse Borisov. Os resultados iniciais da contagem oficial de votos devem sair ainda neste domingo.

O novo presidente enfrentará um possível aumento de imigrantes da vizinha Turquia e tensões crescentes entre a Rússia e o Ocidente.

Na primeira rodada de votação, Radev teve 25% dos votos, e Tsacheva ficou com 22%. A Bulgária, que entrou para a União Europeia há uma década, continua a ser o membro mais pobre do bloco de 28 países.

O país é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia, mas muitos búlgaros alimentam uma ligação cultural e histórica com a Rússia. A Bulgária também é dependente da energia gerada pelos russos, o que torna o país mais sujeito a pressões do Kremlin. Radev defende uma aproximação entre Bulgária e Rússia. Fonte: Associated Press

TAGS