PUBLICIDADE
Notícias

Manifestantes pró-Maduro invadem prédio do Congresso

16:12 | 23/10/2016
Apoiadores do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, interromperam neste domingo uma sessão parlamentar especial na qual deputados discutiam a possibilidade de questionam na Justiça ações tomadas pelo chefe do Executivo. Dezenas de pessoas com camisetas vermelhas que estavam reunidas pela manhã em frente ao prédio do parlamento entraram no edifício nesta tarde. Muitos deputados saíram correndo, fugindo dos manifestantes. Não está claro como eles conseguiram invadir o prédio, que é fortemente guardado pela polícia.

Membros da oposição têm discutido formas de rechaçar uma decisão judicial emitida na quinta-feira que acabou com as esperanças sobre a realização de um referendo que poderia abreviar o mandado de Maduro. O deputado Júlio Borges afirmou que o Congresso, dominado pela oposição, está agora em plena rebelião contra o governo, que segundo eles não respeita a Constituição. Entre as medidas estudas pela oposição estão tentativas de substituir autoridades eleitorais nacionais e mesmo membros da Suprema Corte.

O líder do partido socialista, Jorge Rodriguez, pediu que os manifestantes que entraram no Congresso hoje saíssem, o que ocorreu após alguns minutos. A sessão especial foi brevemente interrompida e, após a ordem ter sido restabelecida, os trabalhos foram retomados.

A suspensão do referendo sobre o mandado de Maduro foi criticada pelo Departamento de Estado dos EUA e também pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Fonte: Associated Press.

TAGS