PUBLICIDADE
Notícias

Promotores fazem denúncia criminal contra policial que matou negro em Tulsa

08:54 | 23/09/2016
Menos de uma semana após um homem negro desarmado ser morto por uma policial nas ruas de Tulsa, no Estado de Oklahoma, promotores ofereceram uma denúncia criminal no caso, o que pode apaziguar os ânimos em uma cidade com longo histórico de tensões étnicas.

A policial Betty Shelby "agiu injustificadamente" ao atirar em Terence Crutcher, de 40 anos, em 16 de setembro, afirmaram promotores na denúncia oferecida ontem. O departamento de polícia, por outro lado, foi rápido ao fornecer vídeos sobre a ação para líderes negros e membros da família, além de divulgá-los ao público.

Shelby foi parar na cadeia nesta sexta-feira, mas saiu em menos de meia hora, após ter pago US$ 50 mil em fiança.

A rapidez na reação das autoridades de Tulsa contrasta com as de Charlotte, na Carolina do Norte, onde a polícia se negou a divulgar o vídeo da ação que matou outro homem negro esta semana, e que desencadeou uma onda dois dias de protestos e confrontos na região. As manifestações em Tulsa, por outro lado, têm sido consistentemente pacíficas.

O prefeito de Tulsa, Dewey Bartlett, elogiou o Departamento de Polícia por fornecer rapidamente o material ao promotor da cidade, Steve Kunzweiler.

"Estes são passos importantes para assegurar que a justiça e a responsabilização prevaleçam", afirmou em um comunicado. "Continuaremos sendo transparentes para que isso aconteça."

As imagens gravadas no incidente mostram que Crutcher estava com as mãos para o alto e caminhando na direção oposta de Shelby quando ela disparou sua arma. Fonte: Associated Press.

TAGS