Campanha de sabotagem russa afeta alvos europeus e americanos, dizem especialistas

Campanha de sabotagem russa afeta alvos europeus e americanos, dizem especialistas

A Rússia intensificou uma campanha de sabotagem contra alvos europeus e americanos no continente, afirmou nesta terça-feira (18) um relatório do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS). 

"O número de ataques russos na Europa quase triplicou entre 2023 (12 ataques) e 2024 (34 ataques)", segundo o informe do CSIS, que acrescentou que essas ações "complementam a brutal guerra convencional da Rússia na Ucrânia". 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Cerca de 27% dos ataques foram contra alvos de transporte, enquanto outros 27% tiveram como alvo governos e 21% foram destinados a infraestruturas sensíveis e à indústria, afirmou. 

As principais armas utilizadas foram explosivos, instrumentos contundentes ou cortantes e ataques eletrônicos. 

Além disso, o estudo observou que a intensificação da sabotagem russa foi uma resposta ao apoio ocidental à Ucrânia e à falta de consequências para suas ações. 

A Rússia lançou sua invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022, e os Estados Unidos e a Europa forneceram bilhões de dólares em ajuda militar para que Kiev enfrentasse as forças de Moscou. 

O relatório do CSIS foi publicado no mesmo dia em que outro informe da União Europeia (UE) concluiu que Rússia e China utilizam "amplos arsenais digitais" para interferir nas democracias ocidentais. 

Bruxelas disse em seu relatório anual sobre o tema que rastreou ataques de desinformação contra mais de 80 países e de 200 organizações no ano passado. 

A UE está cada vez mais preocupada com a interferência russa como parte do que vê como uma campanha híbrida mais abrangente de Moscou, que inclui ataques de sabotagem, com o objetivo de enfraquecer o Ocidente.

wd/mlm/db/nn/jc/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

política guerra internet

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar